PLAYER RADIO AGITO LEGAL

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

O DONO DO SEU DINHEIRO


O consultor financeiro Humberto Veiga diz que é preciso se autoconhecer para cuidar bem da sua grana

Andréa Háfez (redacao.vocesa@abril.com.br)  13/08/2010

A jornada do herói começa com o conhecimento sobre si mesmo. Em finanças pessoais não é diferente. Só os verdadeiros heróis — aqueles que descobrem quem são — conquistam bons resultados com o dinheiro. O consultor financeiro Humberto Veiga, que acaba de lançar o livro Tranquilidade Financeira – Saiba como Investir no Seu Futuro(Ed. Saraiva), ensina como identificar seu perfil de investidor e como fazer um planejamento financeiro eficiente. Para ele, não adianta sonhar ou criar falsas expectativas: os ganhos são consequência das escolhas de cada investidor. O seu sucesso financeiro não se dará só pelas quantias obtidas, mas, sim, pela tranquilidade de construir para o futuro o que é possível no presente.

Como garantir um futuro tranquilo sem deixar o presente de lado? 
!
É preciso se autoconhecer. É preciso saber quais são seus valores e seu objetivo na vida. É muito pessoal. Para alguns, as compras representam satisfação, abrir mão do consumo atual é um esforço, um peso muito grande. Para outros, não. Mas há casos em que há uma tendência para poupar que o indivíduo não vive nada do dia de hoje. Não acho que consumo e felicidade estejam associados. Há uma relação, mas não de dependência. É preciso ponderar quais são seus valores e o que você deseja para encontrar a medida do quanto poupar. A tranquilidade financeira é resultado de um olhar sobre a vida como um todo.

É uma questão de bom senso?
!
Exatamente. Garantir um futuro tranquilo é uma questão de bom senso. Há muita gente de olho no seu dinheiro: o governo, os bancos, as seguradoras, as empresas de previdência, mas a melhor pessoa para cuidar do assunto e decidir o que fazer com o dinheiro, ou ao menos a quem irá delegar a sua gestão, é você.

É possível fazer uma reserva financeira sozinho para a aposentadoria?
!
Sim, mas requer muita disciplina. Quem não é disciplinado vai precisar contratar um plano de previdência privada e, em algumas situações, pode querer fazer depósitos programados. Mas, para fazer qualquer planejamento financeiro para o futuro, o primeiro passo é descobrir seu perfil de risco.
? Porque as pessoas têm medo de perder dinheiro?
!
É um fator que pode estar relacionado à maneira como a pessoa formou seu patrimônio. Se ela se privou de uma série de coisas para juntar dinheiro, ela adquire um apego muito grande, o que impede de gastá-lo. Se ela não consegue gastar, imagine perder. Esse tipo de relação só piora com o tempo, porque o envelhecimento também traz um medo maior, uma insegurança.

Qual o começo de um bom planejamento financeiro?
!
É preciso considerar o perfil de risco e o prazo disponível para investimentos. Também é preciso decidir quanto de dinheiro vai para cada ativo escolhido. É preciso
lembrar que não há uma garantia de retornos espetaculares, o fundamental é tentar começar o mais cedo possível, fazer uma boa diversificação e manter o balanceamento da carteira. Isso na intenção de realizar a reserva financeira por conta própria.

Como fazer um planejamento viável?
!
É uma questão de realismo. Por isso a primeira fase, a do diagnóstico, é tão importante: é necessário ter a noção do quanto há disponível hoje, quais os ganhos e as despesas. Nesse momento, as pessoas têm a chance de ter contato com a realidade. Se eu ganho 3 000 reais e quero me aposentar com 10 000 reais, fazendo os cálculos necessários (há alguns simuladores no blog do consultor: www.betoveiga.com), percebo que será necessário acumular muito, ou me dou conta que um benefício de 10 000 reais não será possível, ou terei que mudar de estratégia e ampliar os esforços hoje. As pessoas têm desejos, mas para realizá-los têm que perceber se estão dispostas a despender o esforço necessário para conquistá-los: trabalhar mais, arranjar outro emprego, investir em cursos; ou se preferem ajustar os seus objetivos e planos. Não há milagre: os ganhos não são conseguidos do nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário a respeito do assunto